Alternativas à meditação
A meditação oferece uma série de benefícios de que as pessoas podem desfrutar, incluindo alívio do estresse, melhora do humor e conexões mais fortes com os entes queridos. No entanto, não é para todos, e algumas pessoas se beneficiam mais de formas alternativas de alívio do estresse.
Muitas pessoas têm dificuldade para se concentrar quando estão tentando meditar. Não é tão fácil quanto parece e pode demorar um pouco para reunir as ferramentas certas e aperfeiçoar as técnicas para meditar de forma eficaz.
Se você está procurando uma alternativa à meditação, experimente uma das seguintes.
Exercícios de respiração profunda
Parte da razão pela qual a meditação é eficaz para acalmá-lo e trazê-lo para o momento presente é que ela exige que você faça respirações profundas. A respiração profunda ativa o sistema nervoso parassimpático, que é o sistema de descansar e digerir que faz você se sentir mais relaxado e calmo.
Ioga
A ioga é uma forma de exercício meditativo que se concentra em manter diferentes posições (asanas) enquanto respira profundamente. É a maneira perfeita de colocar seu corpo em movimento e aumentar sua força e estabilidade muscular, ao mesmo tempo em que acalma sua mente. Também pode aumentar a função cognitiva, principalmente naqueles com mais de 60 anos.
Tai Chi
O Tai Chi é muitas vezes chamado de meditação em movimento porque combina técnicas de meditação com movimento físico. Ele fortalece os músculos, acalma a mente e melhora o humor. O Tai Chi também pode ajudar a aumentar seus níveis de energia e condicionamento aeróbico
Se você praticar Tai Chi com outras pessoas, também poderá notar melhoras em sua saúde social.
Caminhada
Caminhar é uma das formas mais populares de movimento físico que muitas pessoas fazem no dia a dia sem pensar duas vezes. No entanto, você pode combinar caminhada com meditação praticando uma caminhada consciente.
Esse tipo de caminhada deve ser feito na natureza ou em algum lugar calmo e tranquilo. Tente se concentrar no que está ao seu redor enquanto caminha. O que você vê? Que cheiros você sente? Que sons você ouve? Concentrar-se nessas coisas manterá você no presente.
Se você já caminha regularmente, transforme uma de suas caminhadas mais longas em uma caminhada meditativa e veja se percebe diferenças em sua saúde e seu humor.