Alimentação para a saúde óssea. Eis o que você precisa.
Embora muitos de nós não pensem na saúde óssea, manter ossos fortes é tão importante quanto manter os músculos e órgãos saudáveis.
Seus ossos sustentam todo o seu corpo. Eles fornecem uma âncora para os músculos, tendões, ligamentos e tecidos conjuntivos. Os ossos também fornecem suporte estrutural para os órgãos e permitem que as articulações permaneçam móveis e flexíveis.
O exercício é uma maneira útil de melhorar e manter a força e a saúde óssea. Mas não é a única coisa importante a considerar quando se trata da saúde dos ossos e articulações.
Sua alimentação também desempenha um papel muito importante em manter seus ossos fortes. Em particular, existem três micronutrientes-chave que desempenham papéis vitais na renovação óssea - cálcio, fósforo e vitamina D.
Cálcio
O cálcio é um mineral encontrado em produtos lácteos, verduras de folhas, feijão, legumes, tofu, peixe e nozes. Forma a maior parte do osso e é encontrado principalmente ligado ao fósforo em complexos de cálcio-fosfato. Aumenta a força dos ossos e promove uma taxa saudável de renovação óssea.
Fósforo
Juntamente com o cálcio, o fósforo é um componente importante dos ossos. Auxilia na absorção de cálcio e no metabolismo ósseo. O fósforo pode ser encontrado em legumes, nozes, sementes, carnes magras e laticínios.
Cerca de 85% do fósforo total do corpo é encontrado dentro dos ossos e dentes. O restante está nas células e tecidos.
Vitamina D
A vitamina D atua como um hormônio no corpo para promover a absorção de cálcio e a mineralização óssea. Você pode encontrar vitamina D em cereais matinais fortificados, cogumelos, peixes e laticínios.
Sem vitamina D suficiente, seus ossos podem não ser capazes de efetivamente construir novos tecidos e quebrar o tecido antigo. A baixa ingestão de vitamina D está associada à baixa densidade mineral óssea (DMO).