Exercícios e envelhecimento
O envelhecimento é um processo natural que todos nós vivenciamos. No entanto, podemos tomar medidas para melhorar ou manter nossa saúde à medida que envelhecemos.
Um dos principais fatores que podem impactar significativamente o processo de envelhecimento são os exercícios. Foi demonstrado que a atividade física regular traz inúmeros benefícios para o nosso bem-estar físico e mental e desempenha um papel importante no envelhecimento saudável.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais os exercícios influenciam o modo como envelhecemos.
Manutenção da massa muscular e controle de peso
Os exercícios de força ajudam a construir e manter a massa muscular esquelética. Também auxiliam no controle de peso, sensibilidade à insulina e produção hormonal. Cada uma dessas coisas é essencial para manter nossa saúde à medida que envelhecemos. O levantamento de peso também contribui para melhorar a coordenação, o equilíbrio e a estabilidade, vitais para prevenir quedas na velhice.
Você também pode obter todos os benefícios acima com exercícios cardiovasculares (embora o crescimento e a manutenção muscular sejam um pouco menores).
Melhor saúde óssea
O envelhecimento está frequentemente associado a um maior risco de osteoporose e fraturas. No entanto, praticar exercícios de carga, como caminhar, correr ou dançar, ajuda a fortalecer os ossos e a melhorar a densidade óssea. O exercício estimula a remodelação e o crescimento do tecido ósseo, reduzindo o risco de fraturas e mantendo uma melhor saúde óssea geral.
Melhor saúde cerebral
Foi demonstrado que a atividade física regular melhora a função cognitiva, a memória e a capacidade de concentração. Também promove a liberação de endorfinas, dopamina e serotonina que elevam o humor, reduzem o estresse, promovem o equilíbrio hormonal e combatem o declínio cognitivo relacionado à idade.
Função imunológica saudável
O sistema imunológico protege o corpo contra infecções e doenças. Foi demonstrado que a atividade física regular estimula a função do sistema imunológico, aumentando a produção de células que matam patógenos e apoiando a produção de anticorpos. Isto ajuda a reduzir o risco de doenças e infecções relacionadas à idade, mantendo você mais saudável e resiliente à medida que envelhece.