De pais "perfeitos" a "bons o suficiente"
Quer se livrar do perfeccionismo? O segredo é mudar seu foco para ser "bom o suficiente" - isso significa demonstrar amor, estabelecer limites e incentivar o crescimento, aceitando que os erros (seus e deles) fazem parte do processo.
Passos práticos para se livrar do perfeccionismo
- Explore as crenças perfeccionistas. De onde vêm? São úteis? Você consegue pensar sobre essas crenças de uma forma mais equilibrada?
- Aceite o que você não pode controlar. Nenhum pai ou mãe pode atender a todas as necessidades ou resolver todos os problemas - e está tudo bem.
- Pratique a autocompaixão. Fale consigo mesmo como falaria com um amigo. Desafie o diálogo interno negativo e abrace a autoaceitação.
- Dê o exemplo em respostas saudáveis aos erros. Mostre a seus filhos que não há problema em falhar. Concentre-se no esforço, não apenas nos resultados.
- Encontre apoio. Conecte-se com outros pais para compartilhar desafios e normalizar as dificuldades. Lembre-se: as mídias sociais são momentos de destaque, não a realidade. Se o perfeccionismo ainda for avassalador, pode ser de ajuda obter apoio profissional.
Abandonar o mito dos pais perfeitos abre as portas para conexões mais fortes, mais alegria e uma experiência parental mais saudável. E não é isso o que realmente torna os pais bons?