Alimentação saudável com pouco dinheiro

Há uma ideia errada de que comer de forma saudável é sempre caro. Embora alguns alimentos saudáveis possam custar muito dinheiro, também existem opções acessíveis para qualquer orçamento.

Se você está tentando ter uma alimentação mais nutritiva, mas também está com pouco dinheiro, há muitas medidas que você pode tomar para minimizar suas despesas. É tudo uma questão de tomar as melhores decisões quando vai ao supermercado, juntamente com algum planejamento de refeições.

Abaixo, listamos cinco dicas importantes para comprar alimentos saudáveis ​​quando você está comprando e comendo com um orçamento limitado.

Faça uma lista de compras e atenha-se a ela

Uma das principais razões pelas quais comer de forma saudável pode parecer caro é porque é fácil comprar muitos ingredientes diferentes para fazer um único prato saudável. Você pode reduzir as despesas se planejando para a semana seguinte para cozinhar refeições que usem ingredientes semelhantes.

Depois de decidir quais refeições vai cozinhar, você pode criar uma lista de compras com tudo o que precisa para comer de forma saudável. Ao chegar ao supermercado, tente seguir a lista e evite fazer compras por impulso que aumentarão sua conta.

Compre nas promoções

Muitas vezes, se um determinado alimento tem uma data de vencimento curta, os supermercados reduzem os preços desses produtos para incentivar as pessoas a comprá-los, para que não precisem jogá-los fora. Algumas mercearias também têm seções de preços reduzidos.

Compre produtos da estação

Embora muitos de nós estejamos acostumados com opções disponíveis o ano todo, comprar fora da estação pode custar mais. Além de economizar, os produtos da estação também podem ser mais frescos e saborosos.

Compre seus alimentos a granel

Comprar a granel tende a ser mais barato do que comprar coisas individualmente. Há alguns momentos, no entanto, em que essa não é uma estratégia de economia. Evite fazer isso com ingredientes frescos, pois eles costumam ter uma validade mais curta. Lembre-se de encontrar o equilíbrio entre economizar e comprar apenas o que você realmente irá usar.

Aposte em proteínas vegetais

Muitas vezes, a proteína vegetal é mais barata do que a proteína à base de carne. Algumas das melhores fontes de proteína vegetal incluem tofu, tempeh, feijão, legumes, nozes e sementes. Aposte nessas fontes de proteína em vez de frango, carne bovina, peixe e outras carnes quando quiser economizar dinheiro.