Como o açúcar afeta meu humor?
A maioria de nós sabe que o açúcar pode afetar nossos níveis de energia de maneiras boas e ruins. Pode nos dar um impulso quando estamos cansados, mas também pode levar a uma enorme queda de energia apenas uma hora após o consumo.
Os efeitos do açúcar foram claramente demonstrados em vários estudos, e a maioria das pesquisas sugere que o açúcar não é a melhor coisa para nossa saúde física ou mental. Se você está procurando motivação para reduzir sua ingestão de açúcar, aqui estão três razões pelas quais é hora de aproveitar as coisas doces com moderação.
Transtornos do humor, depressão e ansiedade
Estudos sugerem que uma dieta rica em açúcares simples pode aumentar o risco de desenvolvimento de transtornos de humor em homens e mulheres. Também pode aumentar o risco de depressão e transtornos de ansiedade, especialmente quando combinado com outros comportamentos ruins, como a falta de exercícios adequados.
Resiliência ao estresse
O açúcar também pode reduzir sua capacidade de lidar com os muitos estressores da vida. Muitos de nós podem se identificar com a tendência de buscar alimentos com alto teor de açúcar quando estamos aborrecidos. Se você está chateado ou teve um dia particularmente estressante, provavelmente vai desejar uma barra de chocolate ou um pote (ou dois!) de sorvete.
Há algo de reconfortante nesses alimentos ricos em açúcar que parece acalmar nossas mentes. Mas esse efeito calmante é apenas temporário e, apenas uma ou duas horas depois, você se sentirá ainda pior do que antes.
No longo prazo, a dependência de alimentos açucarados para lidar com o estresse pode levar a uma diminuição na sua resiliência ao estresse, causando níveis de cortisol cronicamente altos.
Sintomas de abstinência
Estudos sugerem que há uma enorme correspondência na forma como a abstinência de drogas e a abstinência de açúcar se manifestam. Cortar o açúcar pode levar ao aumento da ansiedade, dores de cabeça, irritabilidade e fadiga.
Se você planeja reduzir a ingestão de açúcar, é melhor não parar de uma vez. Em vez disso, faça uma desintoxicação lenta dos açúcares simples e substitua esses alimentos por outros ricos em carboidratos complexos, gorduras saudáveis e proteínas magras.