Como proteger seu coração e seus vasos sanguíneos

Proteger o sistema cardiovascular pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. Você pode ajudar a melhorar a saúde do coração e dos vasos sanguíneos com escolhas simples de estilo de vida.

Aqui estão algumas dicas importantes para apoiar sua saúde cardiovascular.

Tenha uma alimentação saudável para o coração

Uma alimentação rica em vitaminas, minerais, antioxidantes, ácidos graxos insaturados e proteínas ajuda o coração e os vasos sanguíneos. Concentre-se em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e ácidos graxos poliinsaturados saudáveis (gorduras saudáveis).

Reduza a ingestão de gorduras saturadas, gorduras trans e açúcares adicionados. Se você consome muita comida sem qualidade, tome cuidado com a ingestão de sódio. Embora o sódio seja essencial para o funcionamento do coração, em muita quantidade ele pode ter efeitos prejudiciais.

Pratique exercícios regularmente

Pratique atividades físicas regulares para manter o coração e os vasos sanguíneos fortes e eficientes. Procure fazer pelo menos 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada ou 75 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade vigorosa por semana.

Exercícios de resistência (levantamento de peso) também são benéficos para a saúde do coração e para desenvolver força e condicionamento físico geral.

Mantenha um peso saudável

O excesso de peso, especialmente na cintura, pode sobrecarregar o coração e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Manter um peso saudável por meio de uma alimentação nutritiva e equilibrada e exercícios regulares tem um impacto positivo na saúde cardiovascular.

Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas

O tabaco e a fumaça do tabaco contêm centenas de produtos químicos conhecidos como cancerígenos que podem danificar os vasos sanguíneos e torná-los rígidos. Isso pode aumentar o risco de doenças cardíacas e problemas relacionados.

O álcool pode prejudicar o coração e os vasos sanguíneos. Se você gosta de ingerir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação e tente consumir poucas doses de álcool por semana.