Como gerenciar a abstinência de açúcar

Sem dúvida, você já ouviu falar sobre os benefícios para a saúde associados à redução do consumo de açúcar, incluindo possivelmente a redução dos riscos de diabetes e doenças cardiovasculares, melhoria da saúde bucal e controle de peso saudável. No entanto, você também deve ter ouvido falar sobre a temida “abstinência de açúcar”. O que isso significa e o que você pode fazer a respeito?

O que é abstinência de açúcar?

A abstinência de açúcar envolve os sintomas que algumas pessoas experimentam quando reduzem drasticamente o açúcar na alimentação. Os sintomas podem incluir desejos, fadiga, dores de cabeça e irritabilidade. Saber o que você pode sentir pode ajudá-lo a criar um plano de ação caso tenha sintomas de abstinência de açúcar. Ao estar preparado, você estará em uma posição melhor para manter seu compromisso de reduzir o açúcar durante a fase de abstinência e construir com sucesso um novo hábito saudável.

Reduza gradualmente a ingestão de açúcar

Uma forma de gerenciar a abstinência de açúcar é reduzir gradualmente sua ingestão em vez de cortá-la repentinamente. Isso minimizará os sintomas da abstinência e facilitará o processo. Troque lentamente cada alimento com alto teor de açúcar em sua alimentação por uma alternativa mais saudável

Mantenha-se hidratado

A desidratação pode levar a desejos, pois o corpo às vezes tem dificuldade para distinguir entre fome e sede. Manter-se hidratado ao longo do dia pode minimizar os desejos por açúcar e os sintomas da abstinência. Tente tomar cerca de oito copos de água por dia.

Coma proteína em todas as refeições

A proteína é o macronutriente mais saciante, portanto, sua ingestão em todas as refeições e lanches pode reduzir a fome e, por sua vez, reduzir os desejos e a abstinência de açúcar. A proteína é abundante em aves, carne vermelha, tofu, tempê, feijão, lentilha e suplementos de proteína em pó.

Priorize o sono

Dormir o suficiente todas as noites (7 a 9 horas de sono de qualidade) pode nos ajudar a sentir melhor física e emocionalmente. Quando estamos devidamente descansados, também temos menos probabilidade de sentir desejos, incluindo açúcar, e de nos sentirmos menos irritados.