O ABC da nutrição: um guia para iniciantes para uma alimentação saudável
A nutrição pode parecer complicada, mas é relativamente simples quando você se concentra no básico.
É importante aprender como se abastecer para que seu corpo funcione de maneira ideal. Os alimentos que você consome permitem que seu corpo repare e renove células, combata patógenos, produza hormônios e crie enzimas essenciais. Geralmente, a alimentação desempenha um papel vital no fornecimento de energia, na prevenção de doenças e na promoção da boa saúde.
Se você é novo no mundo da nutrição e procura um guia para iniciantes para uma alimentação saudável, este artigo fornecerá informações úteis para você começar sua jornada em direção a um estilo de vida mais saudável.
A importância de uma alimentação balanceada
Já mencionamos brevemente a importância da nutrição, mas vamos resumir como é uma boa alimentação. Uma alimentação balanceada é composta por macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), micronutrientes (vitaminas e minerais) e hidratação adequada.
Cada grupo de nutrientes tem um propósito específico, como fornecer energia, construir e reparar tecidos e apoiar diversas funções corporais.
Como ter uma alimentação nutritiva
Uma dieta equilibrada garante que todas as suas necessidades nutricionais sejam atendidas para que seu corpo possa funcionar de maneira ideal. Você precisa incluir alimentos com todos os nutrientes para minimizar o risco de deficiências nutricionais e garantir que seu corpo tenha energia suficiente para se manter saudável.
Uma alimentação nutritiva e balanceada inclui os seguintes nutrientes:
- Carboidratos complexos
- Proteínas magras
- Ácidos graxos insaturados
- Vitaminas
- Minerais
- Fibras
Os carboidratos complexos são abundantes em grãos integrais, como aveia, arroz, massas, batata e batata doce. As proteínas magras incluem frango, peru, peixe, tofu e tempê.
Você pode consumir ácidos graxos insaturados em peixes oleosos, abacates, nozes, sementes, manteigas de nozes e óleos vegetais. Para obter vitaminas e minerais, você precisa de uma variedade de frutas e vegetais, muitos dos quais também são ricos em fibras.