Dicas de corrida para prevenir lesões

Correr é uma excelente maneira de se manter em forma e saudável, mas também pode colocar uma quantidade significativa de estresse no corpo, o que pode aumentar o risco de lesões. Felizmente, existem etapas que você pode seguir para reduzir o risco de sofrer uma lesão durante as sessões de corrida.

Aquecimento e relaxamento

Comece suas corridas com um aquecimento para aumentar o fluxo sanguíneo e preparar os músculos e articulações. Certifique-se de realizar alongamentos dinâmicos (e não estáticos) antes de correr para reduzir o risco de tensão muscular.

No final da corrida, passe alguns minutos caminhando e continue a sessão com alguns alongamentos estáticos para relaxar os músculos de forma adequada.

Aumente a intensidade com o tempo

Aumente gradualmente a intensidade, duração ou frequência da corrida. Evite fazer muito e rápido demais para evitar o risco de lesões e overtraining. De preferência, você deve aumentar a distância das corridas em no máximo 10% a cada semana, desde que sua intensidade e frequência permaneçam as mesmas.

Use calçados adequados

Invista em um par de tênis de corrida de boa qualidade, que se ajuste aos seus pés e seja confortável de usar. Ótimos tênis de corrida tornarão a corrida mais fácil e segura, evitando lesões nos pés, tornozelos ou canelas. Você tem duas vezes mais chances de sofrer uma segunda lesão dentro de um ano após a primeira lesão, então a prevenção é fundamental!

Use a forma de corrida adequada

Mantenha sempre a forma de corrida adequada para garantir que seu corpo esteja alinhado corretamente e você não coloque muita pressão nas áreas erradas do corpo. Seus pés não devem virar para dentro ou para fora, seus olhos devem estar voltados para frente, seu pescoço deve estar neutro e seus braços devem balançar naturalmente ao lado do corpo.

Pode ser necessário ajustar sua forma de corrida dependendo do tipo de terreno em que você estiver correndo. Tente optar por superfícies mais macias, como trilhas ou grama, em vez de concreto ou calçamento, pelo menos inicialmente, pois esses tipos de terreno podem ser mais suaves nas articulações.