O que o arco-íris nutricional pode fazer por você?

O que significa a frase “coma o arco-íris”? Este conceito simples de lembrar serve como um lembrete para consumir alimentos cheios de cor, a fim de incorporar uma variedade de nutrientes em sua alimentação.

Como comer o arco-íris

Geralmente, comer o arco-íris envolve incluir muitas frutas e vegetais em sua alimentação. No entanto, você também pode adicionar alimentos extras à sua dieta para obter um arco-íris completo de cores.

Aqui está um resumo de como incluir cores diferentes em sua alimentação para maximizar a ingestão de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Os alimentos vermelhos incluem tomates, pimentões vermelhos, maçãs vermelhas, morangos, framboesas, cranberries e cerejas. Eles costumam ser ricos em vitaminas A, C e E, além de cálcio, fósforo, ferro e magnésio.

Assim como os alimentos vermelhos, os alimentos laranja e amarelos são ricos em vitaminas C e E e também contêm betacaroteno que o corpo converte em vitamina A. Para consumir uma quantidade suficiente desses nutrientes, considere incluir cenoura, pimentão amarelo e laranja, batata doce, abóbora, laranja e manga em sua alimentação.

Para obter mais vitamina K e folato, você irá precisar incluir muitos alimentos verdes, incluindo espinafre, couve, brócolis, couve de Bruxelas, repolho verde, ervilha, pepino e abacate. Você também pode adicionar mirtilos, amoras, uvas, berinjelas e repolho roxo para incorporar azuis e roxos, que são ricos em antocianinas, resveratrol e vitamina C.

Por fim, não se esqueça dos brancos e marrons! Eles também contribuem para o arco-íris. Couve-flor, cogumelos, cebola, alho, batata inglesa e grãos são geralmente ricos em vitaminas B, selênio e fibra alimentar.