O que causa o ronco e como você pode pará-lo?
O ronco descreve a respiração pesada e barulhenta que ocorre durante o sono. Ele acontece quando o ar passa pelos tecidos e músculos que cercam a garganta e a traqueia.
O ronco é algo que pode afetar qualquer pessoa em qualquer momento da vida, mas certos fatores aumentam o risco de ronco, como idade e peso. Se ocorrer de vez em quando e não atrapalhar sua vida diária, geralmente não é motivo de preocupação.
No entanto, o ronco persistente pode se tornar um problema. Ele não apenas indica que há algo mais profundo acontecendo no corpo, como pode também ser o resultado de apneia do sono ou de uma condição respiratória. Além disso, acordar constantemente porque está roncando pode fazer com que você se sinta cansado durante o dia, apesar de ir para a cama cedo. Isso pode ter um impacto negativo em sua saúde e seu bem-estar geral.
Causas e fatores de risco do ronco
O ronco pode ocorrer naturalmente quando os tecidos da garganta bloqueiam as vias aéreas. Mas existem algumas situações e condições que podem aumentar ou piorar o risco de ronco, como:
- A anatomia da boca e da garganta
- Condições nasais
- Posição de dormir
- Consumo de álcool
- Estar acima do peso
- Histórico familiar de ronco
Tratamentos para o ronco
Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para tratar o ronco. Aqui estão algumas coisas benéficas que podem reduzir a gravidade do seu ronco ou fazê-lo parar completamente.
- Dormir de lado em vez de de costas.
- Colocar um travesseiro sob a cabeça para abrir as vias aéreas.
- Ater-se a um horário regular de sono para maximizar sua higiene do sono.
- Mudanças na alimentação - mudar sua alimentação pode ajudá-lo a perder peso, reduzindo a pressão nas vias aéreas.
- Redução do consumo de álcool - eliminar o álcool pode melhorar a qualidade do sono e reduzir o ronco.
- Além das mudanças de comportamento e estilo de vida, seu médico pode explorar outras opções de tratamento.