O que é Burnout?

Todos nós podemos nos relacionar com a sensação de estarmos esgotados. Seja porque temos inúmeros projetos de trabalho em andamento ou porque estamos tentando conciliar várias responsabilidades pessoais, a vida pode ser cansativa.

Muitas vezes chamado de “fadiga adrenal”, o Burnout ou esgotamento profissional refere-se à exaustão a longo prazo resultante de estar constantemente sobrecarregado com trabalho e outras responsabilidades. Você pode se sentir física, mental e emocionalmente esgotado.

Quais são as causas do Burnout?

O Burnout é mais comumente causado por cargas de trabalho não gerenciáveis ​​e prazos de trabalho impossíveis. Também pode ser causado pela falta de comunicação adequada com gerentes ou clientes, levando ao excesso de estresse e ansiedade.

Quais são os tipos de Burnout?

Existem três tipos principais:

  • Burnout por sobrecarga - quando você está gradualmente trabalhando cada vez mais para alcançar seus objetivos. Esta é a forma mais comum de esgotamento que as pessoas experimentam.
  • Burnout subestimado - quando você se sente subestimado e não se sente adequadamente desafiado em seu papel no trabalho. Como resultado, você se preocupa com o fato de seu sucesso estar sendo limitado e começa a evitar as responsabilidades do trabalho.
  • Burnout por desamparo - quando você se sente incompetente no trabalho ou como se não merecesse a posição em que está. Isso está intimamente relacionado à síndrome do impostor.

Quais são os sinais do Burnout?

O Burnout não chega de repente. É o acúmulo de estresse ao longo do tempo que eventualmente chega a um ponto de colapso. Alguns dos sinais comuns de que você está caminhando para o esgotamento incluem

  • Fadiga crônica ou baixa energia