3 dicas para alongamentos melhores
O alongamento é uma ótima maneira de ajudar a manter a amplitude de movimento ou até melhorá-la. Quando você começa a incorporar mais alongamentos em sua rotina semanal, pode começar a notar melhoras em seus exercícios e no dia a dia. Por exemplo, você pode achar fácil caminhar, subir escadas ou correr até o ônibus quando seus músculos e articulações são flexíveis e móveis.
Aqui estão três dicas importantes para ajudar você a aproveitar ao máximo seus alongamentos.
Faça alongamentos dinâmicos antes de se exercitar
Não cometa o erro de realizar alongamentos estáticos enquanto seus músculos ainda estão frios antes do exercício. Alongar os músculos frios pode aumentar o risco de distender ou lesionar as fibras, o que é doloroso e temporariamente debilitante.
É melhor realizar alongamentos dinâmicos antes dos exercícios e guardar o alongamento estático para o relaxamento, quando os músculos estiverem bem aquecidos. Os alongamentos dinâmicos são aqueles que envolvem movimento, enquanto os alongamentos estáticos envolvem levar o músculo à sua amplitude final de movimento e manter essa posição.
Alongar por tempo suficiente
Não adianta alongar cada músculo por apenas alguns segundos! Fazer isso não trará os benefícios que você procura.
O ideal é realizar alongamentos dinâmicos de 30 a 45 segundos e alongamentos estáticos de 15 a 30 segundos. Não apresse sua rotina de alongamento. Em vez disso, concentre-se em tirar o máximo proveito.
Não se esqueça de respirar
Você não precisa prender a respiração ao alongar e deve continuar a inspirar pelo nariz e expirar pela boca enquanto mantém o músculo na posição alongada ou executa o movimento de um alongamento dinâmico.