5 dicas para incluir exercícios na rotina quando você está ocupado

5 dicas para incluir exercícios na rotina quando você está ocupado

A vida pode ser imprevisível e até mesmo o melhor planejamento de exercícios pode sair dos trilhos às vezes. Quando a vida fica agitada, pode ser tentador pular os treinos regulares. O problema é que você pode estar perdendo o tão necessário alívio do estresse que o exercício proporciona.

Embora não seja possível criar mais horas no dia, ainda pode ser possível encaixar os exercícios. Aqui estão 5 dicas para se exercitar quando você tem pouco tempo.

Mude a intensidade

Para os dias em que você tem pouco tempo, considere aumentar a intensidade do treino. Por exemplo, se você normalmente corre por 30 minutos, mas só tem 20 minutos nesse dia, considere correr em um ritmo um pouco mais rápido ou incorporar uma subida ao exercício. Outra maneira de aumentar a intensidade é com o HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade). Essas atividades são baseadas em curtos períodos de exercício intenso, seguidos de breves períodos de recuperação. As sessões de HIIT tendem a ser mais curtas devido à sua intensidade, permitindo que você faça um treino cardiovascular eficaz em menos tempo.

Lembre-se, é importante aumentar a intensidade gradualmente ao longo do tempo para evitar lesões.

Exercite-se pela manhã

Você tem percebido que, no final do dia, ficou sem tempo para acomodar o treino? Que tal tentar começar o dia com exercícios? Exercitar-se antes do restante do dia começar ajuda a garantir que o treino seja feito e pode ajudar você a ter um dia com mais energia e foco.

Você pode precisar ajustar um pouco a sua rotina matinal para acomodar o novo horário de treino. Para facilitar, também pode tentar se preparar na noite anterior, preparando o almoço caso vá ao escritório e até escolhendo o que vai vestir no dia seguinte.

Escolha caminhar

Você provavelmente já ouviu isso antes, mas essa dica simples vale a pena ser repetida. Tente caminhar quando e onde puder. Use as escadas em vez do elevador ou escada rolante. Faça suas tarefas a pé sempre que possível, em vez de usar o carro. Estacione mais longe para incluir alguns minutos extras de movimento. Experimente "reuniões caminhando", que permitem que você se encontre com alguém enquanto se movimenta ao mesmo tempo. O objetivo é mudar um pouco seus hábitos para adicionar mais atividade ao longo do dia.

Exercite-se em casa

Se o tempo de deslocamento para os treinos está consumindo muito do seu tempo, considere exercitar-se em casa. Existem muitos vídeos de exercícios on-line disponíveis, e muitos deles podem ser feitos apenas com o peso do corpo, sem a necessidade de investir em equipamentos. Você também pode considerar fazer uma caminhada rápida na hora do almoço, caso não tenha tempo de ir à academia depois do trabalho.

Procure economizar tempo

Existem outras áreas do seu dia que poderiam ser ajustadas para liberar mais tempo livre? Por exemplo, você pode planejar as refeições com antecedência. Preparar almoços e/ou jantares para a semana pode economizar tempo e permitir que você encaixe um treino ao longo da semana. Se possível, peça para as pessoas com quem você mora ajudarem mais nas tarefas domésticas ou tente fazer compras on-line para serem entregues. Às vezes, olhar para o calendário e planejar a semana pode ajudar a identificar oportunidades de "tempo livre" que você pode usar para atividades de autocuidado, como exercícios.