Álcool e sono

Álcool e sono

O álcool pode produzir sensações de relaxamento e sonolência, mas se você acha que isso significa que promoverá uma boa noite de descanso, você pode ter uma surpresa desagradável!

Embora seja importante notar que cada indivíduo reage de maneira diferente ao álcool, em geral, isso está relacionado à má qualidade e quantidade do sono. Na verdade, apenas uma dose padrão para mulheres ou duas para homens pode diminuir a qualidade do sono em 9,3%.

Para entender, aqui está uma visão geral de como o álcool afeta os estágios do sono e o que isso significa para uma boa noite de descanso.

Toda noite seu corpo passa por 4 a 5 ciclos de sono, com cada um consistindo em 4 estágios: 3 estágios de movimentos oculares não rápidos (NREM), seguidos por um estágio de sono de movimentos oculares rápidos (REM). Logo que vamos para a cama, os estágios 1 e 2 consistem em primeiro adormecer (estágio 1), seguido por um estado de sono leve que dura de 10 a 25 minutos (estágio 2). O álcool encurta esses estágios, levando-nos ao sono profundo mais cedo (estágio 3). Em seguida, prejudica ainda mais nosso padrão de sono, reduzindo o sono REM (estágio 4). No estágio REM do sono é quando ocorrem os sonhos, e acredita-se que esse estágio seja vital para a construção da memória e a consolidação dos eventos do dia. Além disso, à medida que o fígado continua a metabolizar o álcool durante a noite, você fica mais propenso a interrupções do sono nos ciclos subsequentes.

A idade, o sexo, a composição corporal, a quantidade de bebidas e a rapidez com que são consumidas contribuem para os efeitos do álcool e seu impacto no sono. No entanto, ainda é aconselhável abster-se do consumo de álcool aproximadamente 4 horas antes de dormir para ajudar a minimizar seu impacto. Isso dá ao seu corpo tempo para metabolizar o álcool antes de ir deitar.