O trabalho doméstico pode reduzir o estresse?
O trabalho doméstico costuma ser visto como uma tarefa necessária, porém mundana e repetitiva. A maioria das pessoas não gosta e preferiria que outra pessoa pudesse realizar essa demorada tarefa.
Embora possa ser trabalhoso, o trabalho doméstico também pode proporcionar uma fonte de alívio do estresse. O trabalho doméstico muitas vezes é visto como uma forma de terapia da limpeza, que se refere ao momento em que limpar promove relaxamento e tem um efeito terapêutico.
Um ambiente limpo, arrumado e organizado pode promover uma mentalidade mais calma e contribuir para emoções e sentimentos positivos. Voltar para uma casa bem arrumada após um dia agitado de trabalho ou de um passeio com seus entes queridos permite que você relaxe e aproveite seu tempo em casa. Portanto, limpar o espaço em que você vive pode reduzir o estresse geral e ser benéfico para a saúde.
O ato físico da limpeza é, por si só, uma forma de exercício aeróbico moderado, liberando endorfinas que atuam como analgésicos naturais do estresse. Também pode causar a liberação de serotonina e dopamina no cérebro, que são hormônios da felicidade que promovem sentimentos de satisfação, elevam o humor e melhoram a motivação.
O ato de limpar também pode ser um momento de meditação. Concentrar-se em tarefas simples e repetitivas, como varrer, limpar o pó ou lavar louça, pode criar um senso de atenção plena, ajudando você a permanecer no momento presente e escapar temporariamente das pressões da vida diária. Essa atenção plena pode ter efeitos benéficos semelhantes aos da meditação ativa, promovendo relaxamento e reduzindo os níveis de estresse.
Realizar tarefas domésticas pode proporcionar uma sensação de realização. Quando você terminar de limpar a casa ou até mesmo um único cômodo, você se sentirá orgulhoso, produtivo e como se tivesse alcançado algo significativo (o que de fato fez)! Essa sensação de realização pode aumentar a autoestima e reduzir o estresse, dividindo tarefas grandes em partes mais gerenciáveis.