Você conhece seus motivadores e desmotivadores de exercícios?

Você não está sozinho(a) se, às vezes, tiver dificuldade em manter-se no caminho com sua rotina de saúde e condicionamento físico. Manter-se motivado para se exercitar pode ser difícil, e é natural que sua motivação oscile ao longo do tempo.
Saber o que o motiva e desmotiva ajuda a concentrar-se no que auxilia na realização de seus objetivos, ao mesmo tempo em que protege contra fatores que podem desviá-lo. Os motivadores e desmotivadores para o exercício variam de pessoa para pessoa, dependendo de suas preferências únicas e metas de treino. No entanto, alguns são mais comuns do que outros. Vamos dar uma olhada nos motivadores e desmotivadores comuns para o exercício.
Motivadores de exercício
- Os benefícios do exercício para a saúde – o desejo de melhorar a saúde geral e reduzir o risco de doenças crônicas são motivadores poderosos para muitos indivíduos continuarem a praticar exercício.
- Controle de peso – manter um peso saudável.
- Crescimento muscular – construir força e observar melhoras no desempenho esportivo ou nas atividades diárias.
- Aumentar os níveis de energia – o exercício regular pode levar ao aumento dos níveis de energia
- Redução do estresse - está comprovado que os exercícios físicos aliviam os estresse.
- Interação social - aqueles que se exercitam com amigos ou outras pessoas da comunidade podem considerar o aspecto social do exercício um forte motivador.
- Estabelecimento de metas - ter uma meta pela qual trabalhar é um grande motivador para continuar uma rotina regular de exercícios.
- Melhor humor – o exercício libera endorfinas, conhecidas como hormônios do “bem-estar”, que podem ser um motivador significativo.
Desmotivadores de exercício
- Falta de tempo – um dos desmotivadores mais comuns é a percepção de não ter tempo suficiente para fazer exercícios devido a agendas lotadas.
- Falta de resultados – quando os indivíduos não observam progressos ou mudanças perceptíveis em seu condicionamento físico, isso pode ser desmotivador.
- Estabelecer metas não realistas - ter metas inatingíveis pode levar à falta de resultados, o que, por sua vez, desmotiva as pessoas e causa frustração.
- Tédio - repetir os mesmos exercícios ou rotinas sem variedade pode levar ao tédio e à falta de motivação.
- Lesões ou dores musculares – lidar com lesões ou sentir desconforto físico ou dor durante o exercício pode ser perigoso e desmotivador.
- Falta de apoio – não ter apoio social de amigos e familiares pode tornar difícil manter a motivação para continuar a praticar exercícios.
- Esgotamento - treinar excessivamente e não permitir descanso e recuperação suficientes pode levar ao esgotamento, fadiga e falta de motivação para se exercitar.