Dicas financeiras que todos deveriam saber
Pode ser fácil prejudicar nossos bons hábitos de consumo se perdermos o controle de nossas finanças pessoais. É por isso que estamos incentivando você a priorizar seu bem-estar financeiro, incorporando as 6 dicas a seguir em sua vida para que você nunca gaste mais do que pode.
1. Defina um orçamento
Isso prepara o terreno para todos os outros objetivos em sua vida, então não o negligencie! Aqui está uma lista de verificação básica para criar um orçamento pessoal:
- Determine sua renda
- Calcule as despesas
- Calcule a diferença
- Determine o que fazer com suas economias
- Faça do orçamento um hábito
Precisa de mais ajuda? Pesquise na web inúmeros recursos e dicas de orçamento. Você pode até encontrar modelos gratuitos e fáceis de usar que podem ajudar a colocá-lo no caminho certo.
2. Crie um calendário financeiro
Se você não confia em si mesmo para se lembrar de pagar as contas ou fazer um relatório de crédito regularmente, pense em definir lembretes de compromissos para essas importantes tarefas financeiras da mesma forma que faria com uma visita anual ao médico ou a revisão do carro. Não sabe por onde começar? Você pode encontrar muitos exemplos de calendários de finanças pessoais na web para lhe dar ótimas ideias!
3. Verifique sua taxa de juros
Aqui vai uma reflexão: qual dos seus empréstimos você deve pagar primeiro? Aquele com a maior taxa de juros. Qual conta poupança você deve abrir? Aquela com a melhor taxa de juros. Por que a dívida do cartão de crédito nos dá tanta dor de cabeça? Por causa de sua taxa de juros compostos. A conclusão aqui é que as taxas de juros são incrivelmente importantes, portanto, certifique-se de prestar atenção a elas! Elas ajudarão a priorizar em quais compromissos de dívida ou poupança você deve se concentrar em sua vida.
4. Acompanhe seu patrimônio líquido
Seu patrimônio líquido - a diferença entre seus ativos e dívidas - é o número geral que pode dizer onde você está financeiramente. Fique de olho, já que ele pode ajudar a mantê-lo ciente do seu progresso em direção às suas metas financeiras – ou avisá-lo se você estiver retrocedendo.
5. Defina metas financeiras específicas
A chave para metas financeiras eficazes é que elas sigam o modelo SMART: sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e com prazo determinado. Use números e datas, não apenas palavras, para descrever o que você deseja realizar com seu dinheiro. Quantas dívidas você quer pagar – e quando? Quanto você quer economizar e até que data?
6. Adote um mantra de gastos
Escolha uma frase positiva que funcione como uma mini regra de ouro para como você gasta. Por exemplo, pergunte a si mesmo: “Esta compra é melhor do que visitar Bali no próximo ano?” ou "Vou cobrar apenas itens que custam US$ 30 ou mais".