Socorro! Estou me sentindo esgotado no trabalho
É importante reconhecer o burnout no ambiente de trabalho e tomar medidas para resolvê-lo. Mesmo que você goste do seu trabalho, o burnout ainda é possível se começar a sentir que tem mais trabalho do que pode lidar, tiver pouco controle sobre suas tarefas ou sentir que não consegue mais fazer contribuições significativas.
Burnout refere-se ao esgotamento físico e mental que resulta de estar sobrecarregado, saturado e não ter apoio suficiente. Isso não significa que você tem que entregar sua demissão amanhã e tentar uma carreira completamente nova. Entretanto, significa que você pode precisar desenvolver um plano para se sentir melhor.
O esgotamento de longo prazo pode levar a complicações de saúde, incluindo manifestações físicas e mentais. Aqui estão algumas dicas importantes para ajudar quando você estiver se sentindo esgotado no trabalho.
Reconheça como você está se sentindo
O primeiro passo para lidar com o burnout é reconhecer como você está se sentindo e tentar identificar os gatilhos. Reconheça que as coisas precisam mudar e identifique seus sintomas físicos e mentais.
Seus sintomas podem incluir fadiga crônica, insônia, alterações no apetite, incapacidade de concentração, cinismo e negatividade em relação ao trabalho e aumento da irritabilidade. Se você reconhecer vários desses sintomas em si mesmo, pode ser devido ao burnout.
Fale com seu gerente direto
Ao passar por um burnout, é importante não sofrer em silêncio. Um bom gerente ajudará você a priorizar o trabalho para aliviar a sensação de sobrecarga. Ele pode apoiar você na definição de limites e na gestão da carga de trabalho. Você também pode entrar em contato com o departamento de recursos humanos para conhecer os recursos disponíveis na sua organização que apoiam o bem-estar dos funcionários, como o programa de assistência ao empregado (PAE).
Programe dias de férias
As férias podem proporcionar a oportunidade de descansar e relaxar, o que é necessário para ajudar a aliviar os sintomas de exaustão física e mental associados ao burnout.
Infelizmente, quase metade dos trabalhadores não utiliza todos os seus dias de férias remuneradas. Considere tirar os seus e aproveite para relaxar e deixar o trabalho para trás por alguns dias. Quando você estiver de folga do trabalho, tente se concentrar no relaxamento e na recuperação, em vez de se esgotar com outras atividades. Dê à sua mente e ao seu corpo a chance de relaxar completamente.