Dicas úteis para uma alimentação consciente
A alimentação consciente refere-se ao processo de prestar muita atenção às coisas que você está comendo e aos seus pensamentos e sentimentos, sem fazer julgamentos.
Adotar uma abordagem consciente em relação à alimentação pode levar a um melhor relacionamento com os alimentos e a hábitos alimentares mais saudáveis. Isso nos ajuda a ter mais consciência de quando estamos saciados, melhora o prazer de comer e pode até ajudar a melhorar a saúde digestiva.
Aqui estão algumas dicas úteis para começar a praticar a alimentação consciente.
Desacelere
Muitos de nós comemos com pressa. Em uma alimentação consciente é importante desacelerar e aproveitar a experiência. Dê mordidas pequenas e intencionais ao comer refeições e lanches. Certifique-se de mastigar bem os alimentos antes de engoli-los e de tomar goles regulares de água. Isso ajuda a digestão e permite que você aproveite cada pedaço de comida que entra em sua boca. Diminuir o ritmo da alimentação ajuda a reconhecer sinais de saciedade.
Elimine distrações
Um dos principais componentes da alimentação consciente é reduzir as distrações (ou eliminá-las completamente, se possível). Isso inclui deixar o telefone no modo silencioso, desligar a TV e deixar livros ou revistas de lado.
Se você estiver comendo com seus entes queridos, aproveite a oportunidade para conversar e passar bons momentos socializando. Fazer isso pode melhorar seu relacionamento com aqueles com quem você faz suas refeições.
Use todos os seus sentidos.
Quando pensamos em comida e em nossos sentidos, muitas vezes o sabor vem primeiro à mente. No entanto, também experimentamos a comida através dos nossos outros sentidos. Aproveite o tempo para experimentar todos eles. Como é a aparência, o cheiro e a sensação da comida na boca? Considere o sabor, as texturas e a temperatura. O objetivo é abraçar totalmente a experiência de comer e aumentar o prazer geral de uma refeição.