Posso me exercitar se estiver doente?

Posso me exercitar se estiver doente?

Todos nós já ficamos doentes em algum momento da vida. Adoecer é inevitável e às vezes acontece nos momentos mais inesperados e inconvenientes.

Se for algo menos grave, você pode sentir apenas sintomas leves, como cansaço ou algumas dores de cabeça. Mas se sua condição for moderada ou grave, seus sintomas podem ser muito piores. Em alguns casos, a doença pode levar a fadiga extrema, tontura, cãibras, dores, náuseas e vômito.

Para quem gosta de se exercitar, pode ser difícil saber o que fazer quando está doente. Você deve parar de se exercitar completamente? Você continua se exercitando, mas reduz a intensidade? Você pode simplesmente continuar sua rotina habitual de exercícios e combater a doença?

A resposta depende muito da gravidade da doença.

Quando você não deve se exercitar se estiver doente?

Geralmente, você deve reduzir significativamente a atividade física quando estiver doente. Se um vírus ou bactéria infectar seu corpo, ele usará muita energia para ativar uma resposta imunológica para se livrar desses patógenos nocivos.

Se você se exercita muito enquanto seu corpo está tentando combater uma infecção, isso pode retardar sua ativação imunológica e, por isso, atrasar sua recuperação.

Há também a questão da segurança. Se você está se sentindo cansado, com tontura e náuseas, fazer um treino intenso é provavelmente a última coisa que seu corpo quer.

Você pode colocar sua segurança em risco se levantar pesos ou tentar correr na esteira quando não está se sentindo bem. Cansaço e tontura podem fazer com que você deixe cair os pesos ou escorregue no equipamento de cardio, o que pode causar ferimentos graves.

Por que você deve se exercitar se estiver doente?

Dito isso, o exercício pode ser benéfico quando você está levemente indisposto. Pesquisas sugerem que o exercício físico pode fortalecer o sistema imunológico.

O exercício estimula a liberação de endorfinas, que são analgésicos naturais e estimulantes do humor. Se você tiver dores leves ou cãibras, esse aumento de endorfinas pode ajudar a aliviar os sintomas. Também pode ser uma ótima maneira de sair e respirar um pouco de ar fresco, aliviando dores de cabeça e congestão.

Qualquer tipo de movimento pode ser uma ótima distração quando você não está se sentindo bem. Seja uma caminhada tranquila pelo quarteirão ou um alongamento suave, o movimento leve pode distraí-lo dos sintomas e fazer com que você se sinta melhor imediatamente.