Saiba mais sobre "comer o arco-íris"
O conceito de "comer o arco-íris" enfatiza a importância de incluir alimentos de cores diferentes em sua dieta para maximizar a ingestão de nutrientes. Os alimentos coloridos tendem a conter uma abundância de micronutrientes (vitaminas e minerais) e antioxidantes que apoiam sua saúde em todos os aspectos.
Vamos dar uma olhada nos componentes da alimentação do arco-íris e nas cores que você precisa focar no consumo para ajudar a garantir que sua ingestão de nutrientes seja maximizada.
Vermelho: As frutas e os vegetais vermelhos estão repletos de vitaminas A, C e E, além de licopeno e antocianinas. Entre eles estão o tomate, o morango e a melancia. Esses compostos contribuem para a saúde do coração e podem ter propriedades anti-inflamatórias.
Laranja e amarelo: alimentos alaranjados e amarelos, como cenoura, batata-doce, laranja e manga, costumam ser ricos em betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A. Esse nutriente contribui para a saúde da visão, a integridade da pele e a função imunológica.
Verdes: Vegetais e frutas verdes, como espinafre, brócolis, couve e couve-de-bruxelas, são conhecidos por seu alto teor de fibras. Eles também contêm uma grande quantidade de vitamina K, potássio, folato e magnésio, todos vitais para um corpo saudável.
Azul e roxo: frutas e vegetais como mirtilos, amoras e berinjelas contêm antocianinas, que são antioxidantes potentes que protegem as células dos danos oxidativos.