Aprendendo a impor limites

Aprendendo a impor limites

No que diz respeito a impor limites, é muito mais fácil falar do que fazer. Por mais que pareça simples dizer não a alguém que está pedindo um favor ou manifestar-se quando algo não está certo, isso pode ser assustador. No entanto, aprender a estabelecer limites é importante. Eles podem ajudar a apoiar sua própria saúde mental e o bem-estar de outras pessoas.

Como definir limites saudáveis

Se você está tendo dificuldade para estabelecer limites em qualquer área de sua vida, seja no trabalho, em casa, com amigos ou com a família, você não está sozinho. Muitas pessoas têm dificuldade com isso. Aqui estão três dicas para ajudar a apoiar suas habilidades de imposição de limites.

Identifique com o que você se sente confortável

Você não pode definir limites se não souber com o que se sente confortável. Reserve algum tempo para identificar as coisas que você está disposto a fazer pelos outros ou a quantidade de trabalho que deseja realizar. Da mesma forma, identifique o quanto é demais para você, para saber quando parar de dizer sim e começar a dizer não aos pedidos das pessoas.

Fique à vontade para dizer não às pessoas

Uma razão pela qual as pessoas têm dificuldades para estabelecer limites é que elas se sentem desconfortáveis em dizer não aos outros. Às vezes é porque elas não querem decepcionar alguém, outras vezes é porque querem ser amadas. Se você acha difícil dizer não, pode ser necessário praticar e se habituar a fazê-lo.

Ao dizer não, tente se concentrar em ser respeitoso. O destinatário de sua mensagem vai apreciar a graciosidade de como sua mensagem é entregue.

Comunique seus limites claramente

Outras pessoas não leem mentes. Se, por exemplo, alguém pedir que você assuma mais algum trabalho, mas você não puder, seja claro sobre o motivo pelo qual está recusando o pedido.

Quando você for capaz de comunicar claramente seus limites aos outros, descobrirá que muitas pessoas os respeitarão.