Nem todos os açúcares são criados da mesma forma
Açúcar é um termo genérico usado para descrever alimentos contendo carboidratos. Isso inclui tudo, de frutas a amido e doces.
Pesquisas descobriram que uma dieta rica em açúcar pode aumentar os riscos de certas doenças. Embora esteja claro que o açúcar pode ter consequências negativas para a saúde, nem todo açúcar é criado igualmente. Açúcares altamente processados são metabolizados de forma diferente no corpo do que aqueles derivados de fontes naturais, como os encontrados em frutas e carboidratos complexos.
Os açúcares são categorizados como monossacarídeos ou dissacarídeos. A glicose e a frutose são monossacarídeos, também conhecidos como açúcares simples. Juntos, eles formam dissacarídeos.
A glicose é a fonte de energia preferida do corpo. É mais comumente encontrada no corpo ligada a outro monossacarídeo para formar um dissacarídeo. Por exemplo, a sacarose, comumente encontrada em grãos, frutas e vegetais, forma-se a partir de uma glicose e uma frutose.
A frutose é encontrada em frutas e tubérculos, mel e agave — a frutose de alimentos integrais contendo fibras é digerida lentamente no corpo. A fibra ajuda a retardar a digestão dos açúcares, evitando um rápido aumento da concentração de açúcar no sangue. As frutas fornecem vários micronutrientes adicionais que são benéficos para a saúde.
A frutose também é um componente do xarope de milho rico em frutose, encontrado em doces, bolos e refrigerantes. Em seu estado altamente processado, os açúcares entram na corrente sanguínea rapidamente, interrompendo os níveis de insulina. É o consumo excessivo de açúcares altamente processados que estão ligados ao aumento do risco de doenças. Quando os açúcares simples entram na corrente sanguínea, eles são rapidamente decompostos pelo sistema digestivo, causando um grande pico de açúcar no sangue que pode contribuir para o desenvolvimento do diabetes tipo II ao longo do tempo.
Em comparação com aqueles que comem uma dieta rica em frutas, aqueles que comem uma dieta rica em xarope de milho rico em frutose e outros açúcares simples são mais propensos a sofrer de doenças cardíacas. Por outro lado, uma dieta rica em frutas mostrou um risco reduzido de desenvolver doenças cardiovasculares.
Quando se trata de consumo de açúcar, tente se concentrar em comer alimentos integrais e uma variedade de frutas e vegetais. Isso garantirá que você obtenha os nutrientes essenciais para maximizar sua saúde.