Exercícios para a saúde do coração
O exercício desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças. É particularmente benéfico para o sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos).
Quando você movimenta seu corpo, seu coração precisa trabalhar mais para bombear mais sangue pelo corpo. Cada vez que seu coração bate, os vasos sanguíneos devem se expandir e se contrair, permitindo que mais ou menos sangue flua através deles para os músculos, órgãos e tecidos.
Quanto mais você se exercita, mais eficientes se tornam seu coração, pulmões e vasos sanguíneos em movimentar o sangue pelo corpo. Como resultado, você fica mais saudável e em forma.
Os benefícios do exercício para o seu sistema cardiovascular não param por aí. Estudos demonstraram que a atividade física regular pode reduzir o risco de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, pressão alta e AVC. Também pode ajudar a reduzir as taxas de mortalidade e possivelmente prolongar sua longevidade.
Aumentar o tamanho dos músculos através de exercícios de força regulares (levantamento de peso) aumenta a sensibilidade à insulina. Isso reduz o risco de diabetes tipo 2 e facilita o controle da glicose no sangue para aqueles que já têm diabetes. Também aumenta sua taxa metabólica basal (TMB), o que ajuda no controle de peso.
Então, quanto exercício você precisa fazer para ter um coração saudável? As recomendações atuais são de 150 minutos de exercícios moderados por semana ou 75 minutos de exercícios de alta intensidade. Você pode dividi-los da maneira que quiser, quer prefira fazer sessões mais longas ou mais curtas. Também é recomendado incluir duas sessões de exercícios de força por semana.