O que realmente significa exercício moderado e vigoroso?
Quando descrevemos a intensidade do exercício, geralmente nos referimos a ele como leve, moderado ou vigoroso.
De um modo geral, os adultos devem realizar pelo menos 150 minutos de exercício de intensidade moderada, divididos em 5 sessões de 30 minutos ou 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa, divididos em várias sessões.
Mas mesmo com essas diretrizes, pode ser difícil saber qual a intensidade do exercício que você está realizando. Como você pode distinguir entre os dois?
Neste artigo, abordaremos o que significa exercício moderado e vigoroso e explicaremos como identificar qual você está realmente fazendo. Também abordaremos alguns dos benefícios dessas diferentes intensidades de exercícios.
O que é exercício moderado?
O exercício de intensidade moderada refere-se à atividade em que a frequência cardíaca está entre 50 e 60% da frequência máxima.
Durante o exercício de intensidade moderada, você deve ser capaz de falar e manter uma conversa curta. Você estará apenas um pouco sem fôlego, mas ainda deve se sentir desafiado.
Alguns exemplos de exercícios de intensidade moderada incluem:
- Caminhada rápida por 20 a 30 minutos
- Pedalar por 20 a 30 minutos
- Trilha sem pressa por 30 minutos
- Corrida leve por 15 a 20 minutos
- Nadar por 30 minutos
- Usar simulador de escada ou aparelho elíptico por 15 minutos
- Atividades cotidianas, como jardinagem e lavar o carro
O que é exercício vigoroso?
O exercício vigoroso, às vezes também chamado de exercício extenuante, descreve o movimento em que você se exercita a 70-80% da sua frequência cardíaca máxima.
Você não deve conseguir manter uma conversa facilmente ao fazer uma atividade vigorosa e deve estar sem fôlego. Deve ser muito desafiador para você.
Exemplos de exercícios vigorosos incluem:
- Correr
- Pular corda
- Pedalar a mais de 10 km/h
- Caminhar morro acima carregando uma mochila pesada
- Jogar uma partida de futebol ou basquete
Benefícios do exercício moderado e vigoroso
Exercícios de intensidade moderada e vigorosa têm seus próprios benefícios.
Se você é relativamente novo na prática de exercícios, começar com uma intensidade moderada será a opção mais segura e adequada. Você pode fazer exercícios mais vigorosos quando se sentir mais confortável. O exercício de intensidade moderada irá melhorar seu vigor e sua resistência muscular.
O exercício vigoroso é benéfico quando você está tentando desafiar seu sistema cardiovascular. É uma ótima maneira de aumentar sua energia e força e queimará mais calorias do que as formas de exercício de intensidade moderada.