Qual é a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?
Você já deve ter ouvido os termos aeróbico e anaeróbico. Mas o que eles realmente significam? Quais são as principais diferenças entre esses dois tipos de exercício?
Exercício aeróbico
O exercício aeróbico refere-se ao tipo de exercício que requer oxigênio. Em outras palavras, qualquer exercício que dure mais de um minuto será aeróbico. Por exemplo, corrida de longa distância ou treinamento de resistência com foco na tolerância são formas de exercício aeróbico.
Isso ocorre porque suas células precisam de oxigênio para funcionar e criar energia de que seus músculos cardíacos e esqueléticos precisam para se contrair e relaxar durante o treino. Sem esse oxigênio, você ficaria sem energia rapidamente.
O exercício aeróbico pode aumentar o colesterol bom e diminuir o colesterol no sangue. Melhora a resistência, o humor, a imunidade e a qualidade do sono e reduz a pressão arterial.
Exercício anaeróbico
O exercício anaeróbico é o oposto. Não requer oxigênio. Este tipo de exercício dura até 60 segundos.
Por exemplo, sprint ou treinamento de resistência com foco na força são formas anaeróbicas de exercício. Você executa sprints em menos de um minuto (geralmente entre 10 e 30 segundos) e tecnicamente não precisa de oxigênio adicional durante esse curto período.
O exercício anaeróbico é ideal se você deseja ganhar ou manter a massa muscular enquanto trabalha sua saúde cardiovascular.