Por que o colesterol LDL é “ruim”?
O colesterol de lipoproteína de baixa densidade, também conhecido como colesterol LDL, refere-se a um tipo de colesterol encontrado no corpo. Ele é transportado pela corrente sanguínea por lipoproteínas. As partículas de LDL são menores e mais densas do que outros tipos de lipoproteínas, o que as torna mais propensas a depositar colesterol nas paredes arteriais.
Embora o colesterol seja essencial para o corpo, pois auxilia na produção de hormônios, forma um componente-chave das membranas celulares e apoia a síntese de vitamina D, em muita quantidade ele pode ter efeitos negativos.
O tipo de colesterol LDL é muitas vezes chamado de colesterol “ruim” porque sua concentração pode levar ao acúmulo de placas nas artérias.
Quando as artérias estão cheias de placas, seus lúmens (interiores) ficam estreitos. Isso pode reduzir o fluxo sanguíneo e aumentar a pressão arterial, o que, por sua vez, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e derrames.
Os depósitos de colesterol podem inflamar ou romper, levando à formação de coágulos sanguíneos e aumentando ainda mais o risco de eventos cardíacos.