Por que a nutrição é tão importante para a saúde
Muitas vezes ouvimos sobre a importância de uma boa nutrição e como ela pode ajudar a nos dar energia e possivelmente reduzir o risco de algumas doenças crônicas. No entanto, você pode estar se perguntando: como isso acontece?
Os nutrientes essenciais incluem carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Cada um dos grupos de nutrientes é vital para a saúde e desempenha um papel em vários processos bioquímicos e fisiológicos que são necessários para uma saúde e funcionamento ideais.
Veja como uma boa nutrição desempenha um papel na saúde e no bem-estar geral.
Metabolismo e energia
Sem os nutrientes corretos, o corpo não consegue progredir. Não consegue produzir energia e passar por processos metabólicos essenciais diariamente. Consumir carboidratos, proteínas e gorduras (e micronutrientes) suficientes fornece ao corpo tudo o que ele precisa para funcionar bem.
Função e reparo celular
As vitaminas e os minerais são particularmente importantes para o bom funcionamento e reparação das células. Eles desempenham papéis vitais em processos como a síntese de DNA, a comunicação celular e a manutenção da integridade dos tecidos.
Imunidade
Uma nutrição adequada é necessária para um sistema imunológico eficiente e em bom funcionamento, o que melhora a capacidade do corpo de identificar e eliminar patógenos potencialmente prejudiciais. Mais especificamente, vitamina C, vitamina D, zinco e antioxidantes são necessários para fortalecer a resposta imunológica e proteger o corpo contra infecções e doenças.
Crescimento e desenvolvimento
Embora as necessidades nutricionais mudem durante esses períodos da vida, a nutrição é necessária em todas as fases da vida, incluindo a infância, a adolescência, a idade adulta e a velhice. Uma boa nutrição é necessária para o crescimento, desenvolvimento e formação ideais de órgãos e tecidos vitais.
Saúde cardíaca, óssea e cerebral
Uma dieta rica em alimentos integrais, frutas, vegetais e proteínas magras contribui para a saúde do coração, ajudando a regular a pressão arterial, os níveis de colesterol e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Os nutrientes influenciam a função cognitiva, a memória e o bem-estar mental. Os ácidos graxos ômega-3, vitaminas e minerais contribuem para a saúde cerebral ideal, e as deficiências podem afetar o humor, a concentração e a saúde mental geral.
Consumir cálcio, vitamina D e outros minerais suficientes é importante para manter ossos fortes e saudáveis, reduzindo o risco de osteoporose e fraturas.
/