As telas estão por toda parte - Como os pais podem lidar com elas?
As telas são inevitáveis. Seja na televisão, no celular ou no computador, elas estão por toda parte.
Você pode ter dificuldade para limitar seu próprio uso, quanto mais o de seus filhos. Embora a internet e os dispositivos digitais possam oferecer enormes benefícios para o aprendizado, a criatividade e a conexão social, o uso excessivo de telas tem sido associado a deficiências nas funções executivas, dificuldades acadêmicas, obesidade, problemas de sono e problemas de saúde mental em crianças.
Equilibrar o tempo de tela é desafiador, especialmente quando limitá-lo pode fazer com que seus filhos se sintam socialmente excluídos. Muitos pais enfrentam pressão - de seus filhos, de outras famílias e até mesmo das normas sociais - para encontrar o equilíbrio "perfeito". Mas com limites claros e uso consciente, as telas não precisam ser uma fonte de estresse.
O segredo não é eliminar as telas completamente, mas sim promover um relacionamento saudável com elas. Entender as diretrizes e os sinais de alerta de uso excessivo pode ajudar você a tomar decisões informadas que funcionem para sua família.